terça-feira, 2 de abril de 2013

[Resenha] Wake – Despertar – Lisa McMann



“... SEUS SONHOS NÃO LHE PERTENCEM...

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
Ela não pode contar a ninguém sobre isso – eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.

Mas, de repente, Janie fica presa em um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais do que uma mera espectadora. Janie se torna um participante...”
 
Literatura estrangeira / 205 páginas / Editora novo século / Classificação 4/5

“...Todos fitam o chão conforme seu olhar passeia por eles, indo de um para o outro. Ela sabe o que estão pensando. De jeito nenhum querem ficar no quarto comigo, a aberração.
Janie ajusta o maxilar.
Está cansada de chorar.
Recusa-se a fazer mais ceninhas.
Quando volta a sentir os dedos e os pés, fica em pé, pega se casaco e sua mala feita da noite para o dia, e vai cambaleando pela porta.
Sua voz está rouca quando se vira para a recepcionista.
- Lamento. Não vou fazer isso.
Ela sai e chega no estacionamento. O ar está revigorante e ela puxa-o para dentro dos pulmões.
A mulher de jaleco segue-a porta afora. – Senhorita?
Janie continua andando. Joga sua mala de volta no carro. Sem se virar, ela grita:
- Eu disse que não vou fazer isso.
Pula para dentro do carro, atrás do volante. Deixa a mulher de jaleco lá parada, em pé, enquanto vai embora.
- Tem de existir outro jeito, Ethel – ela diz. – Você me entende, né querida?
Ethel ronrona melancolicamente...”
 

O primeiro livro da trilogia Wake, conta a história de uma garota de apenas 17 anos que participa dos sonhos das pessoas. Janie tem essa maldição do sonho, como ela mesma se caracteriza desde os seus oito anos. Porém nunca procurou saber os motivos, não tendo o apoio de sua família, porque é filha única e mora com sua mãe que é alcoólatra, não tendo pai.
Janie nunca sonha, porém depois que conheceu Cabe na escola e começou a trabalhar no asilo teve alguns sonhos próprios. E após a morte de uma residente chamada Martha que se tornou sua amiga, tem tido ajuda em seus sonhos, porque está senhora parece saber sobre essa maldição, ou melhor, ela disse para Janie, que conhece muito bem o poder de um apanhador de sonhos.
Janie vive um romance com Cabe e ele a ajuda também através de estudos e pesquisas, em como se aproveitar e descobrir os mistérios desses sonhos. Janie descobre que seu namorado é um ajudante da policia e depois de diversos acontecimentos a chefe dele convida Janie para trabalhar com eles, pois ela havia colaborado em um dos casos em que Cabe estava tentando desvendar havia algum tempo.
Achei a narrativa ótima e o livro é escrito em forma de diário, contando os acontecimentos por dia, mês, ano e horários que acontecem com a personagem. 
Espero que tenham gostado e até mais... Já está disponível no SKOOB http://www.skoob.com.br/usuario/874998-nadia e no TWITTER @nadiamariadelma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário